
COMO ELIMINAR O MAL DE ALZHEIMER.
Alzheimer é uma doença temível, que inspira medo no individuo, uma sensação de insegurança e incertezas dos seus atos, sente-se confuso e inconformado com sua decadência. A pessoa percebe que a sua memoria não funciona mais como antes e que sua memória está sendo afetada. E por este fato pode desencadear um estado de ansiedade o que piora ainda mais a doença.
Sofre muito e se sente confusa pela dificuldade de muitas vezes não reconhecer os próprios familiares. Ou de achar que não está na sua casa, começa a ter dificuldades de tomar decisões, o estado de humor altera, tem medo e vergonha de não ser mais como era antes.
Perde a consciência por suas ações, e sua própria identidade, porque já não pode mais se reconhecer. Perde a sua índole, a coerência dos seus atos, à vontade e o poder de decisão. Precisará dos outros para controlar sua própria vida.
O Alzheimer desenvolve sentimentos de indiferença sem prazer e alegria, sem controle do seu próprio corpo. Causa danos mentais e depois o físico padece junto, provocando alterações intestinais e urinárias, perde a vontade de se alimentar, a comunicação fica comprometida, passa a sofrer de insônia, não se ocupa mais com atividades e prefere ficar vagando por aí.
A vida com Alzheimer se torna vegetativa, e por não reconhecer mais seus amigos e familiares, e até mesmo seus próprios filhos causa muito sofrimento para a pessoa que está passando e para os que convivem com ela.
Quanto mais cedo a pessoa começar a cuidar de si fazendo exercícios alternativos para prevenção ou até mesmo quem já sofre pode amenizar isso, o hemisfério direito de cérebro vai agradecer...
A doença de Alzheimer pode ser evitada ou amenizada, simplesmente mudando de mão ao usar os talheres ao se alimentar, lavar a louça com a mão esquerda, escrever com a mão contrária. É verdade!
Ou seja, ao mudar algumas rotinas, leva-se a estimulação das forças do cérebro direito. São técnicas para melhorar a concentração, desenvolver a criatividade e inteligência. Realizando estes simples exercícios cerebrais ajudam a manter o cérebro rápido, ativo e saudável, criando novos e diferentes modelos de atividades nos neurotransmissores em nosso cérebro abrindo e ativando novas sinapses cerebrais.
Segundo os autores, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que neuróbica, ou “neurônio aeróbico”, que o cérebro tem uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões é uma nova forma de exercício cerebral, projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de comportamento e atividades dos neurônios em nosso cérebro.
Cerca de 80% da nossa vida diária, é ocupado por rotinas que, apesar de ter a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito ruim: limitam e atrofiam o cérebro, não permitindo a renovação e crescimento dos neurônios.
Para contrariar esta forma de inclinação, é necessário praticar alguns “exercícios para o cérebro”, que fazem a pessoa pensar apenas no que está fazendo, concentrando-se na tarefa.
O desafio da neuróbica está a fazer tudo do contrário do de rotina, forçando o cérebro a um trabalho adicional.
Se você se convenceu de que é possível amenizar e até prevenir o Mal de Alzheimer, com alguns exercícios para desenvolver neuróbica que listei abaixo você conseguirá.
12 Exercícios para prevenir o MAL DE ALZHEIMER, faça isso antes dos 65 anos, comece a se exercitar agora!
- Use o relógio na mão oposta a normalmente utilizado.
- Coma com os talheres com a mão oposta.
- Escova os dentes com a mão oposta.
- Penteie os cabelos com a mão contrária.
-Quando levantar a noite não acenda a luz, caminhe no escuro.
- Caminhe ao redor da casa, de volta, ao contrário do que na ida.
- Vá ao mercado por outro caminho, e volta por um outro caminho também.
- Vista-se com os olhos fechados.
- Prove pratos de comidas e sabores diferentes.
- Verifique o tempo no espelho (olhe o relógio pelo espelho).
- Alterar a forma de rotina para ir e voltar para casa.
- Você pode fazer muitas outras coisas e tantos outros exercícios, dependendo de sua própria imaginação.
Gostou de aprender mais sobre o assunto? Cadastre-se agora no campo abaixo, e receba semanalmente e-mails com as atualizações
A ideia é mudar a rotina de comportamento. Para isso, precisamos fazer algumas coisas diferentes, para exercitar o outro lado de seu cérebro (o direito), estimulando-o dessa forma.
Vale a pena tentar!
Saia da rotina, tente e invente, faça diferente e sinta admiração por você!
É bom desenvolver todas as neurobicas!!
E nunca teremos mal de Alzheimer!!...
Qual exercício você pensou em fazer agora?