top of page

Como a fé ajuda a superar a depressão

Alice Follmann


“A depressão é uma doença da alma”. Já dizia Carlos Afonso Schmitt em seu livro, Um Novo Jeito de vencer a Depressão.


Tudo na vida começa-se dando o primeiro passo, sair de depressão não é diferente. Porem é necessário iniciar o primeiro passo com fé, mesmo não vendo o caminho todo.


De acordo com a teoria difundida pelo cientista Edward Lorenz, denominada de “efeito borboleta”, o simples bater de asas de uma borboleta poderia acarretar um furacão do outro lado do mundo. Quer dizer uma pequena ação, uma atitude na direção certa, mais dia, menos dia o resultado é fenomenal. Sair da depressão é a mesma coisa. Tem tantos testemunhos no mundo afora de pessoas que estavam em depressão e agora estão fazendo toda a diferença em suas vidas e nas vidas de muitas outras pessoas.


Eu sempre digo, “O depressivo é um gênio que não conseguiu expor a sua genialidade. Depois que superada a depressão ele vem com mais sabedoria, agora já sabendo a lição e o que fazer com ela, ele arregaça as mangas e procura colocar a sua sabedoria em prática”.


Vamos lá! Você é uma pessoa de fé? De crenças religiosas? Em que, Deus te dá esperança e sustentação. Muitas pessoas podem até achar o que estou escrevendo uma grande bobagem, não tem problema, mais cedo, mais tarde elas mesmas perceberão o que lhes falta. Mas, eu acredito na mesma versão de Carlos Afonso Schmitt, “A depressão é uma doença da alma”. Isso é muito profundo, difícil de entender, único, individual, depende muito de cada um e é difícil de entender.


Este mundo desenfreado, consumista, está consumindo os seres humanos. É necessário buscar o ser humano de volta para sua realidade, para o momento do viver “aqui e agora”, na íntegra como vive uma criança antes dos três aninhos, ela não vê maldade, não projeta a sua mente para o amanhã e nem para o ontem, não se compara com ninguém vive na íntegra. Essa é a realidade da nossa essência. Não se espelhar na sociedade consumista que apenas visa ao lucro e ao prazer, isso é irreal e nós nos iludimos e esquecemo-nos de viver.


Onde estão os nossos valores espirituais?


Vamos reafirmar as nossas crenças... Agora mesmo! Pense em qualquer crença que te fortaleceu um dia no seu passado e no qual você sentiu esse fortalecimento e pôde depositar a sua fé. Pense, medite, deixe sua memória relembrar. Se conseguir relembrar de uma crença sua do passado, momento em que você se sentiu fortalecido, fale com as outras pessoas sobre essas crenças. Se você não teve, busque quem possa falar com você sobre suas crenças.


Se não encontrar, procure na Bíblia e leia o Salmo 139 e também Hebreus 11. Que vai te ajudar e muito. Mas, eu continuo te recomendado, tente recordar pelo menos uma experiência sua no passado onde você encontrou força e paz interior. E se ancore nisso. Pense sobre isso muitas vezes.


E quando aflorar do fundo da sua alma esta energia procure escrever num papel, e meditar sobre isso, esta experiência vai te mostrar que você é capaz de sentir. Deus dá sentido à vida. Somos imagem e semelhança dele. Sem ele, só existe o vazio, e a morte é o fim. Nossa finitude humana aspira a completar-se no Infinito. Somos como águias que buscam as alturas, mas, ao mesmo tempo, nossos medos nos transformam em galinhas, e ficamos presos a terra.


Se falta entusiasmo de viver, que é essencialmente espiritual, falta Deus “dentro de mim”, agindo em mim e por mim, dando-me força, sendo luz, empurrando-nos para frente e para o alto. Sempre falo a todos que atendo, se não tiver outra saída se coloque em oração, pode até parecer bobo, mas, pode salvar vidas e fazer toda a diferença. Acredite!


Devemos dar um significado maior a tudo que se vive e realiza. Este é um dos segredos que impede que o vazio existencial se instale. Caso contrário, tornamo-nos presa fácil do desânimo, da solidão, da tristeza.


Deus nos deu a vida para cuidar dela, devemos administra-la da melhor forma possível. Preencha seus dias com a presença amorosa de Deus. Ele iluminará os seus passos. Caminhe e ande de cabaça erguida, como filho de Deus. Cultive uma autoestima forte e positiva, você merece ser feliz e faz por merecê-lo. Você é vida, alegria e realização.


Caso não consiga achar o caminho, existem os anjos da Terapia Alternativa para te auxiliar...


 

Ainda não recebe meus e-mails?!

Se cadastre agora no campo abaixo, e receba semanalmente meus e-mails com as atualizações


Se você já recebe meus e-mails, continue acompanhando o Caminho da Superação que estou “destrinchando” aqui para você.

 

Comente e Compartilhe abaixo:

275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Alice Follmann

©2022 por Alice Follmann. Todos os direitos reservados.

bottom of page