
Nos casos de depressão o processo de recuperação exige um tempo para se reconstruir, este tempo é para você que está passando por uma depressão e para os que convivem com você, e se está lendo esta matéria é por que já está lhe dando um tempo.
Quanto maior o sofrimento, mais tempo é preciso para a recuperação. O seu sofrimento foi muito grande? Dê- se um tempo.
Acesse >>> Como identificar os sintomas da Depressão
Dê um tempo a si mesmo e aos que convivem contigo. Você precisa de um tempo para recuperar-se. Dê-se esse luxo, você merece.
E nesta caminhada tem muitos altos e baixos. O leque dos sinais que a mente do depressivo apresenta é muito grande e extremamente variado. Estes sinais se repetem praticamente em todas as pessoas que estão acometidas por este mal. Claro que são próprios da constituição e da personalidade de cada um, seguindo a sua cultura, costumes e estilo de vida, e dos conceitos imprimidos no subconsciente que tende a se manifestar.
A maioria das pessoas se queixa de um quadro grande de desânimo que frequentemente toma conta delas. Um estado de sentimentos e pensamentos negativos rodeia os seus dias. Uma tristeza prolongada e intensa invade sua alma. Nada tem mais graça, cor, brilho, ânimo, perde-se a vontade de viver.
A estrada da vida é como o fim. Sê vê num beco sem saída. Os medos ou mesmo o pânico se instalam nas tarefas mais simples do dia a dia. Uma crescente ansiedade vai tomando conta de tudo. Insegurança, conflitos, frustrações, dúvidas, desanimo... Tudo trava e impede a pessoa a prosseguir. Tudo ficou escuro, nublado, cinza, não há mais um plano a seguir. Não há mais objetivos nem coragem de enfrentar desafios. O desinteresse e apatia, insatisfação e angústia tomaram conta dos dias da pessoa. Desesperador.
Há apetite de menos ou demais, transtornos frequentes de humor, irritabilidade, sensação de angústia e vazio existencial, falta de concentração, medo ou vontade de morrer, pensamentos suicidas...
Uma terrível solidão se apodera da alma e da mente, uma sensação de impotência diante da vida, traz desespero e falta de esperança que afasta qualquer sonho que aparece. Doença silenciosa e solitária, por dois motivos, um pelo medo de não ser compreendido e outro por vergonha de que a sociedade saiba, por causa dos preconceitos e tabus. Enquanto isso a depressão arrasta a pessoa para um mundo pessimista e altamente prejudicial. E os pensamentos repetitivos negativos vão tomando conta.
Pensamentos do tipo: a vida perdeu a graça... Tudo acabou... Não existe mais saída... Eu não presto... Nada vale mais apena... Antes não tivesse nascido... Morrer seria a melhor solução e assim vai...

Preso na turbulência do seu mundo, criado pela negatividade que foi tomando conta de sua mente. O depressivo apenas vegeta, sente-se no fundo do buraco, na escuridão, sem energia. Nada tem sentido, não há mais vontade, sem forcas. Sem esperança.
Muitas vezes a família nem percebeu a gravidade do problema. Outras vezes uma postura de repulsa e desleixo a quem apresenta sintomas que demonstram depressão. Os pais não estão aptos a reconhecer quando seu filho precisa de ajuda. Muitas familiares não estão preparadas para distinguir corretamente uma simples tristeza de um estado depressivo, muitas vezes leve, mas crônico. A mãe sobrecarregada de compromisso e preocupações, o pai estressado em busca do sustento da família, os adolescentes se frustram ao enfrentar sua autoafirmação.
O que fazer?
Há uma necessidade de se dar um tempo, um tempo de reconstrução.
Medite: Como você tem melhorado os seus dias e semanas?

Se você está acompanhando minhas matérias e ainda não recebe meus e-mails, se cadastre agora no campo abaixo, e receba semanalmente meus e-mails com as matérias novas.
Se você já recebe meus e-mails, ótimo, continue acompanhando o Caminho da Superação que estou “destrinchando” aqui para você.
No vídeo eu falo o que fazer para cuidar do seu Eu neste momento de se dar um tempo.