Do Nascimento aos 07 anos
O que vem dos nossos ancestrais começa a se manifestar nesta fase.
A determinação, a postura, as atitudes, o comportamento, e as emoções já começam a se manifestar. É o período em que a criança começa se sentir ele mesmo.
Podendo também se manifestar os possíveis sinais de insegurança e medo.
Então necessitam de limitação e potencializações neste período. Para estruturar a personalidade e harmonizar os Estados emocionais.
É uma oportunidade de correção delegada muitas vezes a terceiros, por isso o equilíbrio emocional dos pais é muito importante porque podem contribuir para a evolução pessoal da criança ou repetir erros ancestrais.
A “Mochila” da escola é preparada com carinho, é a “Mochila” emocional com desconhecimento. Como seres sensoriais, “sentimos tudo”, guardamos tudo e muitas energias negativas herdadas terão que descartar durante a vida.
Entender e reconhecer os sinais e símbolos que estão na “Mochila” fará com que a criança cresça em Equilíbrio, dominando os efeitos negativos da vivência e superando os negativos do passado.
A menina forma sua psique observando atitudes e comportamentos pelo lado masculino, de pai, avós, irmãos mais velhos ou homens na qual se espelha. E heranças genéticas da linha genética do lado familiar do pai. E os meninos o contrário no lado feminino e na linha genética da mãe.
Nesta fase de imitações, os sentidos desenvolvem rapidamente um “universo bom” devido ao que não existe ainda, pois a criança ainda não sabe distinguir o bem do mal, ou sendo do castigo e punição e se houve castigo e punição, logo estará fazendo carinho novamente, ela não carrega ódio, raiva magoa ou desejo de vingança.
Depois de engatinhar o bebe começa a andar caindo e levantando. Se forem encorajados a ser persistente e independente sem carência emocional e afetiva, estarão lapidando os degraus de todas as próximas fases.
Quando começamos a andar e a ficar eretos, as emoções e pensamentos se transformam em palavras. Steiner sugere que nesta fase os pais e educadores “falem menos ao intelecto e muito mais ao coração”. Assim mais tarde esta criança aprende a vitalizar e equalizar, pensamentos, sentimentos e impulsos.
Outra colocação muito importante para o desenvolvimento da criança e a seguinte: “antes de querer ensinar a criança a ler, devemos aprender a ler o mundo dela” assim o universo do aprendizado estará em equilíbrio, dando prioridade ao vivencial, desenvolvendo várias inteligências para o momento em que a criança aflorar, desabrochar.
O escritor alemão João Paul- Friedrich Richter faz a seguinte afirmação reconhecida por Rudolf Steiner “nos três primeiros anos o ser humano aprende muito mais para a vida que em todos os anos acadêmicos” e Steiner reafirma, “a criança é de fato nos primeiros anos um organismo totalmente sensorial”.
Cuidar a criança no presente significa dar a ela capacitação, virtudes, valores e qualidades, que ela levará por sua vida inteira. Então se tem um ser humano estruturado para a próxima etapa, o começo da “individualização”.
Isso implica no processo inicial da vida física: gestar, nascer, engatinhar, andar, falar, pensar, imaginar, sentir, formar conceitos, limitações.
Neste processo, no período do 0 aos 7 anos, parece estar o segredo do mapa da evolução do ser humano, onde todas as dimensões do ser humano é influenciado pelas emoções absorvidas durante o nascimento físico, e desenvolvimento familiar.
Assim se consegue compreender o funcionamento das Energias Vibratórias: Espiritual, Emocional, Mental e Físico. Aprenderemos a lidar com cada uma das partes que envolvem a fase infantil.
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